Nutri Mari Alves ensina, em 10 dicas, como se comportar para aproveitar as confraternizações sem pesar na balança
Quando chega o fim do ano bate aquele medo, né? A culpa é sempre do Natal e Réveillon, mas, será que são mesmo esses dois dias que pesam na dieta? No post de hoje a nutri Mari Alves dá 10 dicas para não pesar na balança e aproveitar o fim de ano com a família e os amigos.
“No consultório eu escuto muito que Natal e Réveillon engordam, mas dois dias não fazem diferença se houver deslize só neles. O problema do fim do ano é a quantidade de confraternizações e exagero generalizado”, explica Mari.
Mas, a ideia não é deixar ninguém fora das comemorações, que são tão importantes para socializar e aliviar o estresse rotineiro. Com as 10 dicas da nutri Mari Alves você vai aproveitar as confraternizações sem ter acúmulo do peso e perder tudo que já conquistou até aqui.
Vamos lá? Afinal, o verão tá logo aí!
Dica 1 – Não deixe de treinar
Com a correria que acaba de transformando dezembro, fica mais difícil ir até a academia ou o local que você tem costume de treinar, mas, mesmo com a dificuldade, se esforce para não parar de treinar.
Filhos em casa por conta da férias atrapalharão, confraternizações deixarão você com a agenda cheia, mas, o excesso de calorias que você consumirá esse mês precisa ser equilibrado.
Vá treinar, mesmo que irregularmente e faça exercícios aeróbicos.
Dica 2 – Beba água
O excesso de alimentos mais “pesados’ aumentarão a inflamação do seu corpo. Se você não beber água, essa inflamação só piora e ficará mais difícil perder peso e o acúmulo de gordura.
Dica 3 – Programe-se
Pense a sua semana ainda no domingo e programe suas refeições.
Se você terá várias confraternizações numa mesma semana, tenha bom senso! Não chega em todas elas pronto para beber e comer até não aguentar mais.
Reflita: Você precisa mesmo, em todos os locais, beber tanto e comer entrada, prato principal e sobremesa?
Dica 4 – Escolha as bebidas menos calóricas
Se for beber, evite ao máximo a cerveja! Você bebe mais cerveja e ela é bebida com maior calorias por ml. Sem contar que você raramente bebe água enquanto toma cerveja.
Prefira as doses, que são menos calóricas. Beba muita água entre uma e outra dose e nunca – eu disse nunca! – use açúcar para adoçar. Prefira adoçantes ou nada.
Dica 5 – Alimente-se de proteínas
Lembre-se que a bebida já é uma fonte de carboidrato e você precisa equilibrar a alimentação. A proteína, como outro grupo alimentar, ajudará seu metabolismo e reduzirá o risco de você acumular aquilo que está comendo.
Leia o cardápio ao chegar no bar ou restaurante e já escolha o que vai comer. Prefira carne com legumes, carne na chapa, espetinhos, omeletes, frango.
Não espere alguém pedir aquela comida em gorda para comer junto. Faça as suas escolhas!
“Para ir até o fundo do poço vários amigos vão te chamar. Faça suas próprias escolhas e lembre-se: foi difícil perder até aqui, não vale a pena o risco”, ressalta Mari Alves.
Dica 6 – Não coma mais que precisa
Você precisa realmente de entrada, prato principal e sobremesa? Não!
Evite a entrada num dos dias, a sobremesa no outro. É muito louca por doce? Chame alguém para dividir a sobremesa contigo, não coma por prazer apenas. Reflita sobre a sua fome!
E tem mais, quando for consumir, evite os carboidratos a base de creme, como, por exemplo, massa com molho branco. Esses alimentos são calóricos demais e à noite nossa digestão é mais lenta.
Dica 7 – Tome bastante chá
Os chás são aliados nessas horas de festa, principalmente os diuréticos e estimulantes.
Se organize e tome chá de cavalinha, chá verde e gengibre.
Dica 8 – Comece as refeições pela salada
Sempre! A salada faz com que a gente mastigue mais e a saciedade venha mais rápido.
Dica 9 – Coma antes de ir para a confraternização
Não chegue no evento com muita fome. Isso diminui sua capacidade de escolhas leves e faz você comer por compulsão, rápido demais, sem mastigar.
Dica 10 – Equilíbrio
Essa é uma época do ano praticamente impossível de seguir à risca o plano alimentar. Pensar em emagrecer é mais complicado até para quem tem poucas confraternizações.
Então, a palavra de ordem é equilíbrio nas escolhas e nas refeições do dia. Se exagerar num dia, foco total no outro.
Se tem confraternização no dia, faça um almoço mais leve, apensa com salada e grelhado, um café da manhã com ovos e queijo, e até jejum no dia anterior, se conseguir.
Diminua o consumo de calorias para que a conta de calorias finais não pese demais.
Bom, com essas 10 dicas você está pronto para chegar em 2020 sem sobrecarregar seu organismo – e sua balança!