Muito eficiente na perda de peso, a dieta cetogênica tem ganhado cada vez mais adeptos. Entenda o porquê.
Cada vez mais a dieta cetogênica tem sido escolhida para quem quer perder peso de forma rápida e eficaz. Conhecida por ser um segundo passo após a dieta low carb, ela obriga o corpo a queimar gordura, reduzindo peso e resultando em emagrecimento.
Reduzindo o carboidrato a no máximo 10% da alimentação e aumentando o consumo de gorduras (60%) e proteínas (30%), nosso corpo reduz muito a produção de insulina e acabamos obrigando ele a usar nossas células de gordura como fonte de energia.
É o que chamamos de cetose, o momento que o fígado é estimulado a quebrar os ácidos graxos (gorduras) presentes nos adipócitos. A quebra desses ácidos gera corpos cetônicos que fornecem energia para o corpo continuar funcionando.
Emagrecimento
Além de proporcionar um emagrecimento rápido, principalmente porque aliamos isso a momentos de jejum prolongado (média de 16 horas) , a dieta cetogênica também reduz a inflamação do nosso corpo e risco de doenças inflamatórias. Ela também ajuda no ganho de massa muscular.
Isso tudo porque a gordura é uma inflamação. Por esse motivo dói quando apertada, por exemplo.
Alimentos
Os alimentos que devem ser evitados na dieta cetogênica são os carboidratos, especialmente os de fácil absorção, como pães brancos, arroz branco, açúcar e massas.
Os principais alimentos que fazem parte do cardápio da dieta cetogênica são fontes de gorduras e proteínas. Alguns exemplos são: peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru e presunto), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre, e queijos.
Cardápio
Pensando nisso, decidi oferecer para você um cardápio para uma dieta cetogênica de uma semana. Isso mesmo, 7 dias para você dar um choque no corpo e sair do efeito platô.
Além do cardápio com receita para café da manhã, almoço, lanches e jantar, você também recebe uma lista de compras e dos alimentos permitidos e proibidos. Vamos comigo?